Geração Z

A tão falada Geração Z, em poucos anos, será o maior grupo demográfico, logo, o maior grupo consumidor do mundo. Não só por essa evidência quantitativa, mas também por ser a geração que está vivendo e capitaneando as grandes mudanças do mundo, tem sido um dos grupos mais observados do momento.

Diferentemente das gerações anteriores, mais propensa a seguir tendências e grandes ondas de comportamento, o indivíduo dessa geração está em busca de si mesmo, de viver e expressar a sua autenticidade. Seu maior desejo é se diferenciar. Ele quer ser ou, no mínimo, parecer único.

Os jovens dessa geração estão em busca da singularidade. Em si mesmos, no outro, no mundo e nas marcas que consomem. Querem afirmar suas escolhas e não aceitam ser vistos como um público-alvo, a massa que todo mundo quer agradar.

Eles nasceram com o youtube ao seu alcance, são habituados ao “faça você mesmo” e vivem, desde pequenos, a autonomia de traçar o próprio caminho, inventar novas oportunidades e, até mesmo, novas profissões. 

Com amplo acesso a múltiplos canais de comunicação, têm informação e opinião sobre tudo. E estão dispostos a botar a boca no mundo, a influenciar o status quo, com desejo e disposição para construir um mundo novo. Inovadores e empreendedores natos, se não podem fazer as próprias marcas, vão querer poder criar a sua junto com você. 

Tão fascinante quanto ver esse comportamento crescer em uma geração inteira, vai ser assistir e participar de uma grande e necessária transformação no comportamento das marcas e das corporações. 

Em um mundo onde os artifícios estão disponíveis para construir a imagem que se quer para si, ser autêntico é um diferencial. Em um mundo onde a informação é acessível e rapidamente compartilhada, histórias mal contadas são questionadas na velocidade de um clique. 

Neste contexto, fortes serão as marcas que valorizarem a própria história, a sua verdade e seus valores genuínos. E assim serão capazes de dialogar com a nova geração que quer viver, compartilhar a sua singularidade com o mundo.